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25/10/2018

Projeto 1, 2, 3, Gravando!

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOAQUIM ALFREDO SOARES VIANNA
PROJETO 1, 2, 3, GRAVANDO

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO
  • MARLENE DE OLIVEIRA ORTEGA 
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS
  • PROFESSORA JOSIMARA DOS REIS (SOCIOLOGIA) - AUTORA
  • PROFESSORA VÂNIA LOPES (HISTÓRIA) - COLABORADORA
  • PROFESSOR EVANDRO MIRANDA (PROGETEC) - COLABORADOR
Vídeo produzido pelo PROGETEC para enviar ao X Etec - Dourados

 Projeto 1, 2, 3, Gravando!


JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Antenados na concepção metodológica do ensino virtual, onde o estudante interage com um sistema pensado e organizado nos seus mínimos detalhes, com riqueza de qualidade, tendo em vista sempre o aprendizado de forma descomplicada, ilustrada, interativa e sem fronteiras, o projeto “1, 2, 3... Gravando!” veio aproveitar uma
ferramenta de ensino fantástica presente no cotidiano de quase todos os estudantes, os smartphones.
É comum ao segmento docente de nossa escola associar os celulares ao pior obstáculo a ser vencido ou até mesmo proibido não só na sala de aula, mas por toda a escola, inclusive com amparo legal (Projeto de lei Nº 2246/07; Projeto de lei Nº 2547/07; Projeto de lei Nº 3486/08), para que se possa “ensinar”. Um tanto quanto contraditório é o fato de que essa ferramenta extraordinária é muito usada por aqueles que a querem impedir n’outro segmento e não poderia ser diferente, dado o potencial extremamente diversificado dessa tecnologia, podendo inclusive ser usado para registro de frequência de estudante atualmente. Com outras palavras, além de reconhecer que não há sentido em “proibir”, primeiro ao estudante sem proibir ao professor, depois em toda a escola, como se esta fosse desconectado do mundo, ainda queremos dar uma finalidade produtiva para o uso dos celulares.
Diante desse cenário, em nossa escola, pretendemos proporcionar condições para que cada estudante desconstrua o viés de puro entretenimento materializado nos celulares e que emerge no pensamento docente sempre que o assunto é tratado, por meio da integração desta ferramenta com o computador e também com a internet, produzindo conhecimento com impactos sociais locais, extraindo do protagonismo e da pesquisa o seu significado mais íntimo em prol da transformação da forma de pensar das pessoas.
Essa ideia veio a calhar com os temas polêmicos característicos do ensino de Sociologia, tais como:

  •     Aborto;
  •     Eutanásia;
  •     saneamento básico;
  •     Gravidez na adolescência;
  •     Pena de morte;
  •     Corrupção;
  •     Problemas sociais;
  •     Homossexualidade;
  •     Xenofobia;
  •     Maioridade penal;
  •     Trabalho escravo;
  •     Movimentos sociais;
  •     Feminismo;
  •     Drogas;
  •     Violência de vulneráveis, etc.
A interdisciplinaridade é outra marca importante a ser destacada nesse projeto, pois acreditamos que a produção de vídeo-documentários irá contribuir significativamente para o desenvolvimento do senso crítico e da habilidade de persuasão e argumentação, que são características fundamentais para se criar uma boa redação nos vestibulares e ENEM, para ingresso do estudante ao nível superior, independente da sua preferência de curso.
Resumidamente o projeto consiste em tornar os jovens protagonistas na construção e apropriação de conhecimentos, principalmente relacionados a temas polêmicos envolvendo o extrato da sociedade ao qual esses jovens estão inseridos, bem como questões características de nossa moderna sociedade do século XXI, a fim de promover a cidadania e a participação ativa dos estudantes não só no meio social, mas também no viés produtivo recursos tecnológicos.
Os recursos tecnológicos permeiam no grupo das “coisas legais”, no mundo dos jovens estudantes. Muitas vezes não há se quer a compreensão da utilidade de determinada ferramenta ou programa, mas só por ser um recurso tecnológico o estudante já demonstra interesse em participar, seja de projetos ou simples ações. Por conta disso, como forma de diversificar a metodologia de ensino das áreas de sociologia, língua portuguesa e filosofia, dentre outras.
Concomitante a isso e segundo o pensamento do filósofo Pedro Demo, é importante desenvolver métodos de pesquisas onde o estudante atue como produtor de conhecimentos fazendo  com que as pesquisas, por exemplo, saiam do plano da subjetividade ou da cópia, e passem a permear o campo da produção real, com levantamento de dados e estatísticas (pesquisa de campo), entrevistas, tabulação de informações, dentre outros. Nesse contexto o estudante passa a ser autor de conhecimento e o professor, mediador.


OBJETIVO GERAL
  • ·         Proporcionar diversificação de metodologia, interdisciplinaridade entre os componentes curriculares, integração e aproximação entre professores e estudantes e, por fim, desenvolver habilidades relacionadas à arte da oratória, persuasão e comunicação.
  • ·         Proporcionar condições para uso produtivo de ferramentas tecnológicas, em especial o celular.

OBJETIVO ESPECÍFICO
  • ·         Utilizar recursos tecnológicos para mediar a produção do conhecimento, dentro da temática estudada pela Filosofia e Sociologia, tendo o estudante como protagonista das ações.
  • ·         Promover o debate acerca de assuntos locais relevantes, principalmente envolvendo problemas sociais locais, de forma dinâmica e descontraída, para desenvolver habilidades de oratória, argumentação e locução, bem como desenvolvendo senso crítico e despertar maior interesse por parte dos estudantes, por assuntos mais complexos, inclusive envolvendo política.
  • ·         Propiciar a construção do conhecimento através de pesquisas objetivas e orientadas, para produção de trabalhos que melhorem a maneira de ser e viver da comunidade local.
  • ·         Desenvolver a valorização da cultura e produção local.
  • ·         Despertar o gosto pela pesquisa.
  • ·         Promover a utilização sensata das tecnologias, sobretudo para fins de aprender conhecimentos novos ou melhorar a visualização da ideia.
  • ·         Desenvolver habilidades de criação e edição de arquivos de áudio e vídeo, utilizando celulares e computadores.



RECURSOS NECESSÁRIOS


Físicos
  • ·         Smartphones.
  • ·         Computador com sistema operacional Windows e pacote do Microsoft Office 2016 instalado.
  • ·         Computador interativo com lousa digital integrada para realização de oficinas.
  • ·         Microfone com fio para realização de oficinas
  • ·         Notebook com placa gráfica capaz de editar vídeos.
  • ·         Pendrive.
  • ·         Caixa de som amplificada com entrada USB para oficinas.
  • ·         Cabo VGA.
  • ·         Câmera fotográfica digital para gravação de vídeos e registro fotográfico.
  • ·         Sala de Tecnologia para edição.
  • ·         Impressora.
  • ·         Caixa de som aplificada
  • ·         Datashow ou Computador interativo.
Softwares
  • ·         Programa  de Câmera dos smartphones com boa resolução de gravação.
  • ·         Power Point (que será o principal programa para edição dos vídeos).
  • ·         Sony Vegas pro14 (edição de vídeos).
  • ·         Camtasia Studio 8 (edição de vídeos).
  • ·         Kinemaster (edição de vídeo)
  • ·         Any Vídeo Converter (software para conversão de arquivos).
  • ·         PhotoScape v.3.7 (edição de imagens)
  • ·         Vídeo Download Helper (Complemento do Firefox para download de áudios e vídeos).
  • ·         Internet (Google Drive, OneDrive, Google Site, hospedagem de informações).
  • ·         PixLr (editor de imagens online)
Humanos
  • ·         Progetec, responsável pelas oficinas de Power Point para edições de vídeos.
  • ·         Professora Autora: Josimara dos Reis.
  • ·         Coord. Pedagógica do Ens. Médio: Marlene Balbueno de Oliveira Ortega.
  • ·         Direção escolar.
  • ·         Estudantes do Ensino Médios dos primeiros e terceiros anos.
  • ·         Professores colaboradores.


METODOLOGIA ATRIBUÍDA
·         Parte Preparatória: fundamentação e oficinas com as turmas envolvidas.
Num primeiro momento a professora autora irá se reunir com o Progetec para decidir o que pode ser produzido com os recursos disponíveis na escola, e como o projeto poderá ser organizado em termos tecnológicos.
Posteriormente, sob a responsabilidade do professor gerenciador de tecnologias e recursos midiáticos da escola, serão realizadas oficinas com as turmas envolvidas, ensinando a utilizar o software de apresentação de slide da Microsoft, Power Point, como editor de vídeo, inclusive com exportação para o formato mp4.
A professora de Sociologia se encarregará de orientar quanto às metodologias de pesquisas diversificadas. O mesmo pode ser feito pelos professores parceiros que estiverem participando do projeto.
·         Parte Prática
Os estudantes serão divididos em grupos. Estes, por sua vez receberão um tema a ser abordado. Caberá aos membros do grupo a parte de criatividade, organização e logística para produzir um vídeo-documentário acerca do tema proposto. Os grupos também terão a liberdade de escolher o Power Point como ferramenta de edição ou qualquer outro programa, mas os vídeos deverão ser produzidos por celulares.
Algumas aulas na Sala de Tecnologia serão agendadas para os estudantes produzirem seus vídeos e também para sanarem possíveis dúvidas junto ao Progetec.
O Power Point fica sendo o programa principal para edição e produção dos vídeos-documentários. Caso haja alguma questão para a qual o Progetec não tenha resposta imediata, qualquer pessoa que tenha essa resposta poderá ajudar, no entanto, o Progetec se encarregará de fazer um estudo a respeito, com devolutiva o mais breve possível, em forma de oficina ou até mesmo de vídeo aula. Os alunos também serão incentivados a buscarem possíveis soluções.
·         Seleção das melhores produções
De acordo com critérios pré-estabelecidos, professores envolvidos juntamente com o Progetec irão filtrar os vídeos produzido até o máximo de cinco. Estes serão apreciado numa espécie de concurso com banca julgadora, onde será definido primeira, segunda e terceira melhor produção.
Além de certificados, alguns brindes serão entregues como forma de premiação.
Dentre os critérios de avaliação das produções deverá constar:


  •     Fidelidade ao tema.
  •     Efeitos especiais.
  •     Qualidade de áudio.
  •     Roteiro.
  •     Criatividade.
  •     Copyright




·         Publicação de Resultados

Como resultado, serão criados arquivos de vídeos que se observado todos os critérios do projeto, com destaque especial para a questão dos direitos autorais, poderão ser publicados no site da escola (www.joaquimvianna.com) e também em canal específico no portal de vídeo YouTube.



RESULTADOS ESPERADOS
  • ·         Que o estudante se torne protagonista de ações que melhorem ou facilitem o aprendizado, além de desenvolver ou aguçar a habilidade da autonomia em relação às possíveis soluções de situações problemas.
  • ·         Maior aproximação entre a comunidade docente e discente, melhorando a comunicação entre estes e aqueles, proporcionando condições de diagnósticos acerca de desempenhos considerados negativos, bem como de atitudes desrespeitosas, inclusive com possibilidade de se desenvolver ações capazes de promover a maturidade emocional e intelectual dos estudantes.
  • ·         Desenvolvimento de protagonismos capazes de promover a informação de forma original e descontraída, clara e com linguagem chamativa, de modo a despertar o interesse não só em participar do projeto, mas também em produções audiovisuais.
  • ·         Promoção de informações relevantes relacionadas ao município de Caarapó e ao Estado de Mato Grosso do Sul.
  • ·         Valorização de nossa cultura, com informações, dicas, músicas preponderantemente no idioma português, curiosidades, propagandas, dentre outros.




CRONOGRAMA
É importante salientar que o cronograma irá se basear em etapas e não em datas especificas, haja vista que desconhecemos os obstáculos que permearão a realização de cada etapa do projeto. A intenção é de realizar todas as etapas dentro do segundo bimestre, mas caso isso não se concretize, consideraremos estender a etapa seguinte, seja ela qual for, ao terceiro bimestre.
DATA
RESPONSÁVEL
AÇÃO
Início do segundo bimestre de 2018
Professora Josimara dos Reis (Sociologia)
Professora Vânia Lopes (História)
Formação dos grupos e orientação quanto às metodologias de pesquisa e critérios de produção.
Início do segundo bimestre de 2018
Progetec Evandro da Silva Miranda
Realização de oficinas co todas as turmas envolvidas, ensinando a produzir vídeos através do Power Point.
Após as oficinas do Progetec
Estudantes dos primeiros e terceiros anos do ensino médio.
Produções audiovisuais, tais como entrevistas com autoridades locais, utilizando celulares, para produção de vídeo-documentário.
Seleção dos melhores
Professores envolvidos e parceiros, juntamente com o Progetec
Seleção dos 5 melhores. Analisaremos a possibilidade de selecionar um vídeo-documentário por turma.
Final do Bimestre
Jurados constituídos por professores e coordenação pedagógica

Auxílio do Progetec
Seleção de 1º, 2º e 3º lugar.
O Progetec irá auxiliar na montagem dos equipamentos sempre que necessário for.
Publicação
Progetec Evandro da Silva Miranda
Publicação dos vídeos em ambiente virtual. Para tanto, deverão ser respeitadas principalmente as questões envolvendo direitos autorais tanto para músicas quanto para vídeos.
As publicações realizar-se-ão em canais do YouTube e também no site da Escola, identificad pelo domínio www.joaquimviana.com




REFERÊNCIAS
MONEREO, C.; POZO, J.I. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências.
DEMO, P., Pesquisa participante – mito e realidade. Brasília, 1982. UnB / INEP. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=26105. Acessado em 18 de abril de 2018.
QUEIROZ, Daniela M. Uma Reflexão do uso da Tecnologia no Planejar e Executar da Prática Educacional. 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação. 1º Colóquio Internacional de Tecnologias. Universidade Federal de Pernambuco.
DEMO, P. Programa JANELAS DOS SABERES - Universidade Veiga de Almeida 09/10/2013. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=t8Z0_d7Oc-Q. Acessado em 18 de abril de 2018.
GIDDENS, Anthonny. Sociologia. Ed. Copyright. 2001.

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