ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR JOAQUIM ALFREDO SOARES VIANNA
PROJETO 1, 2, 3, GRAVANDO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO
- MARLENE DE OLIVEIRA ORTEGA
PROFESSORAS RESPONSÁVEIS
- PROFESSORA JOSIMARA DOS REIS (SOCIOLOGIA) - AUTORA
- PROFESSORA VÂNIA LOPES (HISTÓRIA) - COLABORADORA
- PROFESSOR EVANDRO MIRANDA (PROGETEC) - COLABORADOR
Projeto 1, 2, 3, Gravando!
JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Antenados
na concepção metodológica do ensino virtual, onde o estudante interage com um
sistema pensado e organizado nos seus mínimos detalhes, com riqueza de
qualidade, tendo em vista sempre o aprendizado de forma descomplicada,
ilustrada, interativa e sem fronteiras, o projeto “1, 2, 3... Gravando!” veio
aproveitar uma
ferramenta de ensino fantástica presente no cotidiano de quase todos os estudantes, os smartphones.
ferramenta de ensino fantástica presente no cotidiano de quase todos os estudantes, os smartphones.
É
comum ao segmento docente de nossa escola associar os celulares ao pior obstáculo
a ser vencido ou até mesmo proibido não só na sala de aula, mas por toda a
escola, inclusive com amparo legal (Projeto de lei Nº 2246/07; Projeto de lei
Nº 2547/07; Projeto de lei Nº 3486/08), para que se possa “ensinar”. Um tanto
quanto contraditório é o fato de que essa ferramenta extraordinária é muito
usada por aqueles que a querem impedir n’outro segmento e não poderia ser
diferente, dado o potencial extremamente diversificado dessa tecnologia,
podendo inclusive ser usado para registro de frequência de estudante
atualmente. Com outras palavras, além de reconhecer que não há sentido em “proibir”,
primeiro ao estudante sem proibir ao professor, depois em toda a escola, como
se esta fosse desconectado do mundo, ainda queremos dar uma finalidade produtiva
para o uso dos celulares.
Diante
desse cenário, em nossa escola, pretendemos proporcionar condições para que
cada estudante desconstrua o viés de puro entretenimento materializado nos
celulares e que emerge no pensamento docente sempre que o assunto é tratado,
por meio da integração desta ferramenta com o computador e também com a
internet, produzindo conhecimento com impactos sociais locais, extraindo do
protagonismo e da pesquisa o seu significado mais íntimo em prol da
transformação da forma de pensar das pessoas.
Essa
ideia veio a calhar com os temas polêmicos característicos do ensino de
Sociologia, tais como:
- Aborto;
- Eutanásia;
- saneamento básico;
- Gravidez na adolescência;
- Pena de morte;
- Corrupção;
- Problemas sociais;
- Homossexualidade;
- Xenofobia;
- Maioridade penal;
- Trabalho escravo;
- Movimentos sociais;
- Feminismo;
- Drogas;
- Violência de vulneráveis, etc.
A
interdisciplinaridade é outra marca importante a ser destacada nesse projeto,
pois acreditamos que a produção de vídeo-documentários irá contribuir
significativamente para o desenvolvimento do senso crítico e da habilidade de
persuasão e argumentação, que são características fundamentais para se criar
uma boa redação nos vestibulares e ENEM, para ingresso do estudante ao nível
superior, independente da sua preferência de curso.
Resumidamente
o projeto consiste em tornar os jovens protagonistas na construção e
apropriação de conhecimentos, principalmente relacionados a temas polêmicos envolvendo
o extrato da sociedade ao qual esses jovens estão inseridos, bem como questões
características de nossa moderna sociedade do século XXI, a fim de promover a
cidadania e a participação ativa dos estudantes não só no meio social, mas
também no viés produtivo recursos tecnológicos.
Os
recursos tecnológicos permeiam no grupo das “coisas legais”, no mundo dos jovens
estudantes. Muitas vezes não há se quer a compreensão da utilidade de
determinada ferramenta ou programa, mas só por ser um recurso tecnológico o
estudante já demonstra interesse em participar, seja de projetos ou simples
ações. Por conta disso, como forma de diversificar a metodologia de ensino das
áreas de sociologia, língua portuguesa e filosofia, dentre outras.
Concomitante
a isso e segundo o pensamento do filósofo Pedro Demo, é importante desenvolver
métodos de pesquisas onde o estudante atue como produtor de conhecimentos
fazendo com que as pesquisas, por
exemplo, saiam do plano da subjetividade ou da cópia, e passem a permear o
campo da produção real, com levantamento de dados e estatísticas (pesquisa de
campo), entrevistas, tabulação de informações, dentre outros. Nesse contexto o
estudante passa a ser autor de conhecimento e o professor, mediador.
OBJETIVO GERAL
- · Proporcionar diversificação de metodologia, interdisciplinaridade entre os componentes curriculares, integração e aproximação entre professores e estudantes e, por fim, desenvolver habilidades relacionadas à arte da oratória, persuasão e comunicação.
- · Proporcionar condições para uso produtivo de ferramentas tecnológicas, em especial o celular.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- · Utilizar recursos tecnológicos para mediar a produção do conhecimento, dentro da temática estudada pela Filosofia e Sociologia, tendo o estudante como protagonista das ações.
- · Promover o debate acerca de assuntos locais relevantes, principalmente envolvendo problemas sociais locais, de forma dinâmica e descontraída, para desenvolver habilidades de oratória, argumentação e locução, bem como desenvolvendo senso crítico e despertar maior interesse por parte dos estudantes, por assuntos mais complexos, inclusive envolvendo política.
- · Propiciar a construção do conhecimento através de pesquisas objetivas e orientadas, para produção de trabalhos que melhorem a maneira de ser e viver da comunidade local.
- · Desenvolver a valorização da cultura e produção local.
- · Despertar o gosto pela pesquisa.
- · Promover a utilização sensata das tecnologias, sobretudo para fins de aprender conhecimentos novos ou melhorar a visualização da ideia.
- · Desenvolver habilidades de criação e edição de arquivos de áudio e vídeo, utilizando celulares e computadores.
Físicos
- · Smartphones.
- · Computador com sistema operacional Windows e pacote do Microsoft Office 2016 instalado.
- · Computador interativo com lousa digital integrada para realização de oficinas.
- · Microfone com fio para realização de oficinas
- · Notebook com placa gráfica capaz de editar vídeos.
- · Pendrive.
- · Caixa de som amplificada com entrada USB para oficinas.
- · Cabo VGA.
- · Câmera fotográfica digital para gravação de vídeos e registro fotográfico.
- · Sala de Tecnologia para edição.
- · Impressora.
- · Caixa de som aplificada
- · Datashow ou Computador interativo.
- · Programa de Câmera dos smartphones com boa resolução de gravação.
- · Power Point (que será o principal programa para edição dos vídeos).
- · Sony Vegas pro14 (edição de vídeos).
- · Camtasia Studio 8 (edição de vídeos).
- · Kinemaster (edição de vídeo)
- · Any Vídeo Converter (software para conversão de arquivos).
- · PhotoScape v.3.7 (edição de imagens)
- · Vídeo Download Helper (Complemento do Firefox para download de áudios e vídeos).
- · Internet (Google Drive, OneDrive, Google Site, hospedagem de informações).
- · PixLr (editor de imagens online)
- · Progetec, responsável pelas oficinas de Power Point para edições de vídeos.
- · Professora Autora: Josimara dos Reis.
- · Coord. Pedagógica do Ens. Médio: Marlene Balbueno de Oliveira Ortega.
- · Direção escolar.
- · Estudantes do Ensino Médios dos primeiros e terceiros anos.
- · Professores colaboradores.
·
Parte
Preparatória: fundamentação e oficinas com as turmas envolvidas.
Num primeiro momento a professora autora
irá se reunir com o Progetec para decidir o que pode ser produzido com os
recursos disponíveis na escola, e como o projeto poderá ser organizado em
termos tecnológicos.
Posteriormente, sob a responsabilidade
do professor gerenciador de tecnologias e recursos midiáticos da escola, serão
realizadas oficinas com as turmas envolvidas, ensinando a utilizar o software
de apresentação de slide da Microsoft, Power Point, como editor de vídeo,
inclusive com exportação para o formato mp4.
A professora de Sociologia se
encarregará de orientar quanto às metodologias de pesquisas diversificadas. O
mesmo pode ser feito pelos professores parceiros que estiverem participando do
projeto.
·
Parte
Prática
Os estudantes serão divididos em grupos.
Estes, por sua vez receberão um tema a ser abordado. Caberá aos membros do
grupo a parte de criatividade, organização e logística para produzir um
vídeo-documentário acerca do tema proposto. Os grupos também terão a liberdade
de escolher o Power Point como ferramenta de edição ou qualquer outro programa,
mas os vídeos deverão ser produzidos por celulares.
Algumas aulas na Sala de Tecnologia
serão agendadas para os estudantes produzirem seus vídeos e também para sanarem
possíveis dúvidas junto ao Progetec.
O Power Point fica sendo o programa
principal para edição e produção dos vídeos-documentários. Caso haja alguma
questão para a qual o Progetec não tenha resposta imediata, qualquer pessoa que
tenha essa resposta poderá ajudar, no entanto, o Progetec se encarregará de
fazer um estudo a respeito, com devolutiva o mais breve possível, em forma de
oficina ou até mesmo de vídeo aula. Os alunos também serão incentivados a
buscarem possíveis soluções.
·
Seleção
das melhores produções
De acordo com critérios
pré-estabelecidos, professores envolvidos juntamente com o Progetec irão
filtrar os vídeos produzido até o máximo de cinco. Estes serão apreciado numa
espécie de concurso com banca julgadora, onde será definido primeira, segunda e
terceira melhor produção.
Dentre os critérios de avaliação das
produções deverá constar:
- Fidelidade ao tema.
- Efeitos especiais.
- Qualidade de áudio.
- Roteiro.
- Criatividade.
- Copyright
·
Publicação
de Resultados
- · Que o estudante se torne protagonista de ações que melhorem ou facilitem o aprendizado, além de desenvolver ou aguçar a habilidade da autonomia em relação às possíveis soluções de situações problemas.
- · Maior aproximação entre a comunidade docente e discente, melhorando a comunicação entre estes e aqueles, proporcionando condições de diagnósticos acerca de desempenhos considerados negativos, bem como de atitudes desrespeitosas, inclusive com possibilidade de se desenvolver ações capazes de promover a maturidade emocional e intelectual dos estudantes.
- · Desenvolvimento de protagonismos capazes de promover a informação de forma original e descontraída, clara e com linguagem chamativa, de modo a despertar o interesse não só em participar do projeto, mas também em produções audiovisuais.
- · Promoção de informações relevantes relacionadas ao município de Caarapó e ao Estado de Mato Grosso do Sul.
- · Valorização de nossa cultura, com informações, dicas, músicas preponderantemente no idioma português, curiosidades, propagandas, dentre outros.
É importante salientar que o cronograma
irá se basear em etapas e não em datas especificas, haja vista que
desconhecemos os obstáculos que permearão a realização de cada etapa do
projeto. A intenção é de realizar todas as etapas dentro do segundo bimestre,
mas caso isso não se concretize, consideraremos estender a etapa seguinte, seja
ela qual for, ao terceiro bimestre.
DATA
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RESPONSÁVEL
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AÇÃO
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Início do segundo bimestre
de 2018
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Professora Josimara dos
Reis (Sociologia)
Professora Vânia Lopes
(História)
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Formação dos grupos e
orientação quanto às metodologias de pesquisa e critérios de produção.
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Início do segundo bimestre
de 2018
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Progetec Evandro da Silva
Miranda
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Realização de oficinas co
todas as turmas envolvidas, ensinando a produzir vídeos através do Power
Point.
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Após as oficinas do
Progetec
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Estudantes dos primeiros e
terceiros anos do ensino médio.
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Produções audiovisuais,
tais como entrevistas com autoridades locais, utilizando celulares, para
produção de vídeo-documentário.
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Seleção dos melhores
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Professores envolvidos e
parceiros, juntamente com o Progetec
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Seleção dos 5 melhores. Analisaremos
a possibilidade de selecionar um vídeo-documentário por turma.
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Final do Bimestre
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Jurados constituídos por
professores e coordenação pedagógica
Auxílio do Progetec
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Seleção de 1º, 2º e 3º
lugar.
O Progetec irá auxiliar na
montagem dos equipamentos sempre que necessário for.
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Publicação
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Progetec Evandro da Silva
Miranda
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Publicação dos vídeos em
ambiente virtual. Para tanto, deverão ser respeitadas principalmente as
questões envolvendo direitos autorais tanto para músicas quanto para vídeos.
As publicações
realizar-se-ão em canais do YouTube e também no site da Escola, identificad
pelo domínio www.joaquimviana.com
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MONEREO,
C.; POZO, J.I. O aluno em ambientes virtuais: condições, perfil e competências.
DEMO, P., Pesquisa participante – mito e realidade. Brasília,
1982. UnB / INEP. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=26105. Acessado em 18 de abril de 2018.
QUEIROZ, Daniela M. Uma Reflexão do uso da Tecnologia no
Planejar e Executar da Prática Educacional. 5º Simpósio Hipertexto e Tecnologia
na Educação. 1º Colóquio Internacional de Tecnologias. Universidade Federal de
Pernambuco.
DEMO,
P. Programa JANELAS DOS SABERES -
Universidade Veiga de Almeida 09/10/2013. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=t8Z0_d7Oc-Q.
Acessado em 18 de abril de 2018.
GIDDENS, Anthonny. Sociologia. Ed. Copyright. 2001.