Aula de Química com experiência sobre CINÉTICA |
PROFESSORA JÉSSICA LECIANE – QUÍMICA
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QUÍMICA – CINÉTICA
Trabalho realizado na disciplina de Química, ministrado pela professora Jéssica Leciane, com auxílio do Progetec da escola.
Objetivo do
Experimento:
Verificar a influência da temperatura, concentração dos reagentes e superfície de contato sobre a velocidade da reação.
Experiência
Materiais
Necessários:
- Becker 250ml
- Provetas
- Água oxigenada Volume 10
- Vinagre incolor
- Permanganato de potássio
- Água em diferentes temperaturas
- Glicerina Líquida
- Placa de cerâmica
- Comprimidos efervescentes
METODOLOGIA
Experiência 1 – sobre
influência da concentração na velocidade da reação.
Em dois beckers foram adicionados 40 ml de água onde foi diluído um comprimido de permanganato de potássio. A dissolução foi observada até o final. Em seguida foi adicionado em cada um deles aproximadamente 20 ml de ácido acético (vinagre). Depois disso em um Becker foi adicionado a mesma medida do vinagre, mas de água oxigenada. No outro Becker foi adicionado menos, apenas 5 ml. Os procedimentos foram realizados ao mesmo tempo, sendo possível observar que o recipiente de maior concentração perdeu a coloração rapidamente, ficando incolor, enquanto que no recipiente de menor concentração isso aconteceu de forma muito mais lenta.
Experiência 2 – sobre influência da temperatura na velocidade da reação.
Num becker foi adicionado aproximadamente 200 ml de água quente, e em outro foi adicionado a mesma quantidade de água gelada. Em seguida, em cada Becker, ao mesmo tempo, foi adicionado um comprimido efervescente. Foi possível observar na solução quente o comprimido se dissolveu rapidamente, enquanto que na solução gelado o tempo de dissolução do comprimido foi muito maior.
Experiência 3 – sobre influência da superfície de contato na velocidade da reação.
Sobre duas placas de cerâmicas foram colocados dois comprimidos de permanganato de potássio, um em cada cerâmica. O comprimido de uma das cerâmicas foi triturado, aumentando a superfície de contato. Enquanto que o outro comprimido ficou inteiro. Em seguida adicionou-se, ao mesmo tempo, glicerina líquida sobre os dois comprimidos. Observou-se que a reação sobre o comprimido triturado aconteceu de forma muito mais rápida que no comprimido inteiro.
CONCLUSÃO
Com a experiência sendo realizada na prática os estudantes puderam observar de forma muito clara a influência de determinados fatores na velocidade da reação. Além disso foi possível observar interesse e participação em grau muito mais elevado.
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